Home » , » QUIJINGUE: Censura! Presidente da Câmara Municipal proíbe filmagens das sessões plenárias

QUIJINGUE: Censura! Presidente da Câmara Municipal proíbe filmagens das sessões plenárias




Cidadãos presentes às sessões na Câmara de Vereadores de Quijingue, estão proibidos de filmar os debates no plenário. A determinação foi imposta pela presidente da casa Célia Santos (PT), mesmo não obtendo a concordância dos demais vereadores. 

Na sessão plenária desta terça-feira, 17, a presidente acionou a Polícia para impedir que uma pessoa que estava na plateia, continuasse filmando o debate na Câmara.

"Vai continuar [filmando]? ... Dilma, Dilma chame ai, por favor”, ameaçou a presidente dando ordem à secretária para chamar a polícia.

“Vocês estão querendo passar por cima da minha autoridade ... e não é bem assim”. Ultimou Célia.

Em poucos minutos, um agente da Polícia Civil compareceu à casa para garantir a determinação de Célia Santos. Heitor Santana, que fazia a filmagem no momento, foi obrigado a desligar o equipamento sob pena de ser detido.

Heitor Santana, que utilizava uma filmadora tipo câmera digital, fazia filmagem das sessões da Câmara com o intuito de disponibilizar as imagens no You Tube para que os quijinguenses ausentes da cidade, bem como, os cidadãos que não podem comparecer às sessões, pudessem assistir, de onde quer que estejam, para que fiquem por dentro de como estão os trabalhos na referida casa.

Em sessões anteriores, Heitor Santana conseguiu fazer filmagens dos debates mediante autorização de cada vereador, que permitia no momento do uso do discurso. Todos os vereadores permitiram a filmagem de seus discursos.

Em outra sessão presidida pelo vice-presidente da casa, Washington Gois, a filmagem aconteceu normalmente sem nenhuma censura.

E você, o acha da atitude da presidente?

2 comentários:

  1. Entre os deveres dos vereadores encontra-se a prerrogativa de fiscalizar os atos do poder executivo. Por sua vez, à população, às entidades juridicamente constituídas e às mídias cabem fiscalizá-los.
    O direito de informar é uma prerrogativa constitucional. A lei maior é clara em dizer que, dentro dos limites de seu próprio texto, a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição (art. 220). A Constituição Federal garante também a liberdade de expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença (Art. 5º, IX), assim sendo, á Exmª. Srª. Célia Maria dos Santos Silva, enquanto presidente da Câmara Municipal de Quijingue, não lhe cabe o poder de legislar acima das prerrogativas constitucionais, principalmente quando se trata de retirar direitos de terceiros. É oportuno salientar que ao proibir direitos constitucionais sob decretos e outros regulamentos não previstos em lei, pode o edil estar infringindo a Lei de improbidade administrativa e cometendo abuso de autoridade. As sessões plenárias são públicas e divulgá-las é um direito constitucional garantido aos veículos de informação, independente de autorização.

    ResponderExcluir
  2. NAO ADIANTA ESCONDER AS COISAS ERRADOS, TODO MUNDO ESTAR VENDO! QUE TRISTEZA VER QUIJINGUE NESSA SITUAÇÃO: PREFEITO ESCONDIDO E GANHADO DIÁRIAS, E AGORA A NOBRE PRESIDENTE DA CAMARA PROIBINDO QUE AS PESSOAS ASSISTAM AS DISCUSSÕES. AONDE QUIJINGUE VAI PARAR COM ESSA GENTE NA ADMINISTRAÇÃO DOS NOSSOS RECURSOS.

    ResponderExcluir

REGRAS PARA COMENTÁRIOS: (Leia, é importante)

Obs.: A opinião emitida nos comentários é de quem comenta, e não tem necessariamente a ver com o autor da postagem ou do editor do blog. A responsabilidade pelo comentário é de quem comenta.

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Folha da Vila, pois enriquecem o conteúdo das postagens. Há, no entanto, pequenas regras que devem ser seguidas para que seu comentário não seja bloqueado ou apagado. Reservo-me o direito de apagar qualquer comentário que desrespeite as regras abaixo:

1- O comentário deve estar relacionado ao assunto tratado na postagem.
2- Este não é um espaço para você divulgar seu Blog, Twitter, Facebook ou qualquer outro link pessoal.
3- Comentários com links que direcionarão para outras páginas serão removidos.
4- Nunca deixe comentários ofensivos, discriminações racistas, vulgaridades, palavrões ou qualquer tipo de desrespeito a outros visitantes ou à equipe do blog.
5- Não deixe Email nos comentários, dúvidas sobre as postagens serão respondidas no próprio blog.
6- Elogios, críticas, informações complementares e sua opinião sobre o tema são bem vindas.
7- Outras dúvidas, perguntas, sugestões e outros use o formulário de Contato.

Agradecemos pela compreensão.

Pesquise no Folha da Vila


Curta nossa página no Facebook

 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. Folha da Vila - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger