Home » , , » O que rola nos bastidores da política local: comentário de Felisberto Filho, o Betinho

O que rola nos bastidores da política local: comentário de Felisberto Filho, o Betinho

No texto a seguir, “A debandada está solta”, Felisberto Filho, faz alguns comentários a cerca dos bastidores, que tem como personagem principal, a política local de Quijingue. Betinho fala sobre o encontro que aconteceu em Salvador com os políticos locais e com o Secretário e Pré-candidato a governador da Bahia, Rui Costa, que resultou na migração de quatro vereadores do município para o Partido Solidariedade, e da relação desgastada entre a dubla Almirinho e Cancão. Betinho faz ainda, algumas considerações a cerca do tema da regulamentação da emancipação de novos municípios, aprovada pelo Senado Federal. Leia o texto!


O prefeito Almirinho (PT) e seus ajudantes de ordem soltaram fogos nos quatro cantos depois da divulgação do encontro com o secretário Rui Costa e com a saída do vice-prefeito Clemilto (PT) juntamente com quatro vereadores da base do governo para o Partido Solidariedade, alegando que estão firmes e fortes.

O que na verdade aconteceu foi o seguinte: o prefeito ficou sabendo que o seu vice Clemilton (PT), estava cortejando migrar para outro partido com alegações de que estava sem espaço no PT e na administração. Sabendo disso, dirigiu-se até a cidade de Paulo Afonso, onde se encontrou com o pré-candidato a governador Rui Costa para contar-lhe o que estava se passando em Quijingue.

O secretário Rui Costa, então resolveu marcar um encontro em Salvador, no Shopping Barra, na praça de alimentação (onde foi lavada toda a roupa suja):

Clemilton quando encontrou com o secretário, logo reclamou da administração do prefeito Almirinho afirmando que “não iria ficar na base do governo”, “pela péssima administração que o prefeito esta fazendo”.

O secretário Rui Costa com toda sua habilidade política contornou toda a situação. Daí, ficou acertado que os vereadores que migraram para o Solidariedade irão apoiar os deputados indicados pelo secretário Rui Costa (certamente o secretário será mesmo o candidato a governador).

Apesar dos políticos (Almirinho e Canção) insistirem na ladainha que continuam juntos e aliados, não se vê no dia a dia; já estão separados de fato há tempos; esse casamento já não tem mais volta, só falta agora, homologarem a separação definitiva.

Com isso, o PT municipal fica enfraquecido e cogita-se que o vereador Romero Rocha Filho (PT) esteja de malas prontas para migrar para outro partido. Nesse encontro em Salvador com o secretário Rui Costa, foi ventilada esta possibilidade.

Então, ficou certo que, caso o vereador Romero Filho venha, de fato, sair do Partido dos Trabalhadores, o PT não irá tomar nenhuma medida contra o vereador, ou seja, pedir o mandato de volta.

Outro assunto da semana: sobre o caso da emancipação do Distrito de Algodões, o deputado João Bonfim (PDT), presidente da Comissão de Divisão Territorial, recomenda ir devagar com o andor, porque, ele diz que a nova Lei muda completamente às regras do jogo em relação às de antes. Primeiro, o povoado que postular virar cidade tem que ter uma população de 8.500 habitantes, o equivalente à media das cidades de médio porte brasileiras. Só esse critério já derruba a grande maioria, restando apenas 23. Segundo o mesmo, a Assembleia terá que fazer um estudo de viabilidade econômica, depois realizar um plebiscito em todo o município e não apenas na areada emancipação.

Bonfim acha que no frigir dos ovos, no máximo 7 dos 100 povoados irão virar cidade.

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS PARA COMENTÁRIOS: (Leia, é importante)

Obs.: A opinião emitida nos comentários é de quem comenta, e não tem necessariamente a ver com o autor da postagem ou do editor do blog. A responsabilidade pelo comentário é de quem comenta.

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Folha da Vila, pois enriquecem o conteúdo das postagens. Há, no entanto, pequenas regras que devem ser seguidas para que seu comentário não seja bloqueado ou apagado. Reservo-me o direito de apagar qualquer comentário que desrespeite as regras abaixo:

1- O comentário deve estar relacionado ao assunto tratado na postagem.
2- Este não é um espaço para você divulgar seu Blog, Twitter, Facebook ou qualquer outro link pessoal.
3- Comentários com links que direcionarão para outras páginas serão removidos.
4- Nunca deixe comentários ofensivos, discriminações racistas, vulgaridades, palavrões ou qualquer tipo de desrespeito a outros visitantes ou à equipe do blog.
5- Não deixe Email nos comentários, dúvidas sobre as postagens serão respondidas no próprio blog.
6- Elogios, críticas, informações complementares e sua opinião sobre o tema são bem vindas.
7- Outras dúvidas, perguntas, sugestões e outros use o formulário de Contato.

Agradecemos pela compreensão.

Pesquise no Folha da Vila


Curta nossa página no Facebook

 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. Folha da Vila - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger