Ontem, o prefeito de Quijingue viajou para os
Estados Unidos da América para receber a estatueta de melhor garoto propaganda,
o Oscar de merchandising mundial. O prefeito foi premiado pelas propagandas feitas
de seu governo, conseguindo derrotar grandes personalidades midiáticas
brasileiras como o ator Reynaldo Gianecchini que fez campanha pelo Banco do
Brasil, o ex-jogador Ronaldo pela Claro, o craque do Barcelona, Neymar e a
modelo brasileira Gisele Bündchen, ambos fizeram comercial pela Sky TV. O
prefeito derrotou também o político Jaques Wagner, governador da Bahia, que
utilizou de um aparato gigantesco de marketing, investindo rios de dinheiro em
propagandas veiculados em diversos meios de comunicação na tentativa de
transmitir uma imagem de um bom governo.
Embora esteja sendo acusado pela oposição de
superfaturamento em diversos contratos que celebrou, de não ter repassado o
reajuste aprovado na Câmara aos servidores, de não ter pagado o 13º salário
integral aos funcionários, de ter dado calote em vários prestadores de serviços, aos donos de
veículos alugados, de não ter cumprido nem 1% das promessas de campanha e de vários
outros arrochos e mais arrochos, o prefeito conseguiu, em 2013, manter sempre o
sorriso no rosto, o jeito carismático de tratar as pessoas, não deixando transparecer
abatimento, decepção e por ainda conseguir ser saudado com fogos de artifícios quando
da sua aparição na cidade e povoados.
“Graças
às curtidas no Facebook pelo meu povo, às festas realizadas pela prefeitura,
aos fogos de artifícios que soltam quando eu apareço e das coisas que a
prefeitura recebeu do Governo Federal, às advocacias exercidas pelos meus
simpatizantes e as justificativas injustificáveis dos meus vereadores, eu
ganhei esse prêmio”,
disse o prefeito, minutos depois de saber da façanha.
Outro ponto que contribuiu bastante na
construção da imagem do bom-mocinho foi atribuir todos os desmandos e
atrocidades de seu governo ao ex-prefeito. Esta foi a lei instituída logo que
assumiu o governo: justificar tudo que for ruim do governo aos gestores do
passado e, posar na foto, lograr êxito pelos pouquizérrimos sucessos que por
ventura surjam. E para isso, contou com vários fakes (re)batendo às críticas,
aliás, "batendo nos críticos", em defesa do prêmio de melhor artista.
Outro fator que pesou na conquista da
estatueta foi a persistência no discurso de que tem boas intenções para a mudança
(mesmo que ela nunca aconteça), apesar de ter criado outros discursos como, o
de que “na época do Joaquim também de fazia assim” para justificar seus erros;
e ainda: “antes não criticavam”; para dizer que quem critica está errado ou não
tem autoridade para fazê-las, mesmo sabendo que eles (os governistas)
criticavam e agora já não fazem mais. Como se, quem criticava, tem permissão
para se calar, mas quem não fazia, não pode alarmar agora.
O prefeito retorna na sexta-feira.
Mentira?
Lie in the service of truth? (mentira a serviço da verdade?)
Bye.
Texto de Ricardo Sá
Fonte: Coisa da minha cabeça (livre imaginação)
ATENÇÃO: o texto acima é uma ficção, fruto da imaginação, qualquer semelhança com
fatos reais é mera coincidência.
Não confunda mentiras com mera desinformação, nem
verdades incômodas com mentiras convenientes.
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