Home » » Companhia teatral de Quijingue denuncia descaso da prefeitura com grupo durante evento em Tucano

Companhia teatral de Quijingue denuncia descaso da prefeitura com grupo durante evento em Tucano

Um grupo de jovens que faz parte do projeto teatral Farinha Seca, em Quijingue, escolheu a audiência pública pró- criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia realizada nesta sexta-feira (11) em Tucano como cenário para fazer uma denúncia contra o descaso da prefeitura de Quijingue com o grupo.

Organizados entre a multidão, os jovens-atores aguardaram o secretário de educação do município onde moram fazer uso da palavra e levantaram cartazes com dizeres “A Prefeitura de Quijingue apoia a UFNB mas não apoia o teatro. Vergonha”; outro dizia “Indignação!! Jovens de Quijingue denunciam a falta de apoio a cultura e educação pela prefeitura”.

Em entrevista para o Portal Tucano durante a manifestação, representantes do grupo disseram que a prefeitura cortou o apoio que dava ao projeto, atrasou pagamento de jovens e deixou dívidas que deveriam ser pagas pela gestão municipal sem quitar. “Além de tudo que a prefeitura fez com a gente no ano passado com atraso salarial, ela também não pagou a conta da festa que a gente produziu no ano passado. Nós temos agora uma dívida de R$ 2,5 mil que a prefeitura deixou no nome do Cleilton, que é o nosso facilitador, e agora vamos produzir uma festa para arrecadar dinheiro, para pagar essa festa, porque a prefeitura não teve o comprometimento de pagar estas notas fiscais”, informou Elissan Brito, 17, integrante do Farinha Seca há seis anos.Segundo Elissan Brito, algumas pessoas estavam dizendo que o rompimento com a prefeitura era por motivos políticos. “Nós somos um grupo apartidário, nós não temos partido político e não levantamos bandeira. A gente defende a arte, a gente defende a educação como um meio de transformação. O grupo não vai terminar, ele vai continuar”. Segundo ela, para o grupo não acabar eles buscarão patrocínio e cada integrante passará a contribuir para que eles possam arcar com o aluguel de um espaço, transporte do diretor do grupo e outros custos antes mantidos pela prefeitura.

Segundo outro membro do grupo que preferiu não se identificar para não sofrer retaliações na família, o prefeito cancelou o contrato com o grupo porque não reconhece o valor do trabalho realizado. “Está acontecendo a desvalorização do teatro, a forma como a gente está sendo desprezada e por tudo que a gente fez, pelo nome que a gente já levou de Quijingue a outras regiões, que antes era desconhecido e agora Quijingue é conhecido com um dos maiores polos de teatro amador da Bahia. Nós vamos continuar com o apoio da população, nós não queremos criar mais nenhum vínculo com a prefeitura”, disse.

Questionado pelo Portal Tucano sobre o motivo do rompimento e falta de apoio, ele foi taxativo. “Eu acredito que foi falta de responsabilidade do gestor, de toda a sua direção, da secretaria de cultura, porque vinha faltando pagamento de mês em mês do projeto, porque o projeto tem que ter pagamento, vinha faltando e chegou um tempo que não deu mais para segurar, é muito custo, o professor vem de outra cidade par dar aula à gente”, desabafou.

O projeto Farinha Seca funciona em Quijingue há oito anos e hoje atende 70 pessoas, incluindo estudantes de escolas públicas. Segundo informações do grupo, o maior objetivo é tirar crianças, adolescentes e jovens das ruas e mostrar que o teatro é uma forma de viver e uma forma de sair da criminalidade.

Em nota divulgada no final da tarde desta sexta-feira (11) em rede social, a prefeitura de Quijingue diz lamentar o anúncio do fim da parceria com o projeto e que a administração valoriza e reconhece a importância do trabalho desenvolvido pela companhia teatral nos últimos anos. Segundo a nota, a decisão de rompimento partiu do Farinha Seca, informação contestada pelo grupo.

Pesquise no Folha da Vila


Curta nossa página no Facebook

 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. Folha da Vila - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger