Home » , , » Sobre a decisão da justiça que corroborou sobre direitos dos servidores públicos de Quijingue

Sobre a decisão da justiça que corroborou sobre direitos dos servidores públicos de Quijingue


O mandado de segurança emitido pela Justiça, derrubando o Decreto Nº 041/2013, de 01 de Fevereiro de 2013, mostra ao prefeito de Quijingue que um bom governante precisa se atentar as leis existentes; sendo mais sensível, prudente em seus atos e, acima de tudo, que preze pela dialogicidade, de modo a fortalecer o regime democrático.

O prefeito Almirinho, (mal) orientado por sua assessoria jurídica contratada por um valor tão caro – diga-se de passagem -, fica numa situação constrangedora, pois as alegações apresentadas no Decreto que retirou as gratificações dos servidores não foram consideradas legítimas a ponto de suprimir direitos conquistados pelos trabalhadores.

Em matéria anterior, neste mesmo veículo, fizemos uma análise do Decreto e apresentamos argumentos que colocavam em dúvida a legitimidade do ato do prefeito (VER MATÉRIA).

De sorte que, este momento precisava acontecer logo no início desta gestão, pois o Parecer da Justiça que deu direito aos servidores a continuar recebendo a gratificação, amparado entre outras, pelo Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Quijingue, significa que os atos de um gestor público não estão imunes às leis. Nos devolve a esperança predita na premissa: “se está na lei, é para ser cumprido”.

Pois, do que adiantaria revisar um Plano de carreira ou Estatuto dos servidores, como está sendo proposto pelo novo governo, se não houvesse garantia de cumprimento do que for estabelecido na lei? Em que adiantaria convocar a população para opinar a respeito da elaboração das diretrizes orçamentária se o cumprimento da lei não é garantido? Não é verdade?

8 comentários:

  1. Calma filhinho..
    é apenas uma limiar, que será facilmente derrubada. Relaxe.

    Mais uma postura arrogante sua, usar de uma decisão parcial para atacar o mandatário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vergonha,vergoooooooooooooonha! votei nele mas me arrependo demais...nunca pensei!

      Excluir
  2. Esse pessoal que escreve nesse Blog cada vez mais ficam ilarios, querem falar de direitos conquistados, como? não passa de uma gratificação dada pelo padrinho político aos puxa sacos, agora vejo falando de leis e direitos conquistadas..faça me umf avor.. me poupe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc com certeza ñ faz parte do quadro de funcionários da Prefeitura Municipal, pois, s o fosse saberia q há um Estatuto dos Servidores Públicos Municipais, pra melhor te explicar estatuto é uma lei q rege as normas e regras da vida funcional dos servidores e lá tem um capítulo q fala sobre Estabilidade Econômica, onde assegura todo e qualquer servidor q tenha exercido cargo de confiança ou q tenham hora extra e ou função gratificada por um período de dez anos sejam eles consecutivos ou não a estabilidade econômica de seus vencimentos, ou seja, lhe é garantido o salário o qual vinha recebendo sem perdas, independente de continuar ou não em cargos de confiança, ou recebendo gratificação, logo isso é um direito nosso enquanto servidor e uma obrigação de quem estiver administrando o município, q por infelicidade geral é "Almirinho" - o Prefeitinho q tá fazendo a nova história de Quijingue, uma História de CORRUPÇÃO, PERSEGUIÇÃO, IMORALIDADE, ILEGALIDADE E INCOMPETÊNCIA... Deu pra entender ou preciso desenhar pra vc q é mais alienado e desinformado...??? S ñ deu fale q tentarei ilustrar...

      Excluir
  3. Ou anonimo sabe tudo, e como esse estatudo foi pensando hein? pra beneficiar quem hein, e os demais servidores ganham o que com isso? quais incrementos foram colocados a eles...já pensam tanto nos servidores..perseguição, imoralidade o que é isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o Estatuto foi pensado não posso lhe informar, pois não fiz parte da elaboração dele... Pelo visto vc ñ conseguiu entender ainda, vou tentar te explicar mais uma vez, o Estatuto é composto de vários artigos, capítulos e incisos que garantem vários benefícios aos funcionários como: Insalubridade q é destinado aos funcionários q trabalham exposto a doenças infecciosas, Adicional noturno, quinquênio ( a cada cinco anos o servidor aumenta em seu salário um percentual de 5%) dentre tantas outras vantagens como é o caso aqui da Estabilidade Econômica q beneficia qualquer funcionário q receba ou hora extra ou gratificação por função dentro de um período de 10 anos consecutivos ou não... Deu pra entender ou ainda tá difícil??? Quanto a sua pergunta sobre o q é Perseguição e imoralidade vou explicar também: Perseguição é o q esse Prefeitinho está fazendo com os servidores q não votaram nele e com esses que adquiriram Estabilidade Econômica, visto q a estabilidade é reconhecida por lei não só municipal, mas também em lei estadual e federal. Tanto é reconhecido q quem concedeu o mandado de segurança foi um juiz, logo fica em evidente a legalidade dos fatos. No que diz respeito a imoralidade é fazer um contrato sem licitação com um valor absurdo de mais de meio milhão para fazer a limpeza de uma cidade com o porte de Quijingue, imoralidade é inflar a folha com pessoas contratadas só pra beneficiar a quem lhes deu o voto e com isso não querer dar aumento aos funcionários efetivos, reajuste esse q é um direito também assegurado por lei... Ficou claro agora ou preciso desenhar pra vc entender??? Fica a dica: antes de falar o q não tem conhecimento de causa busque primeiro informações pra não sair falando besteiras...

      Excluir
    2. O Estatuto serve também para proteger os servidores de prefeitos tiranos e ditadores como Almirinho...

      Excluir
  4. Valeu companheiro deu uma verdadeira aula e se vc que fez esse comentário infeliz depois dessa bela explicação mesmo assim não entendeu procure a lei e estude se não entender desista por que isso é burrice mesmo. ALIENADO o pior cego é aquele que não quer enxergar.

    ResponderExcluir

REGRAS PARA COMENTÁRIOS: (Leia, é importante)

Obs.: A opinião emitida nos comentários é de quem comenta, e não tem necessariamente a ver com o autor da postagem ou do editor do blog. A responsabilidade pelo comentário é de quem comenta.

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Folha da Vila, pois enriquecem o conteúdo das postagens. Há, no entanto, pequenas regras que devem ser seguidas para que seu comentário não seja bloqueado ou apagado. Reservo-me o direito de apagar qualquer comentário que desrespeite as regras abaixo:

1- O comentário deve estar relacionado ao assunto tratado na postagem.
2- Este não é um espaço para você divulgar seu Blog, Twitter, Facebook ou qualquer outro link pessoal.
3- Comentários com links que direcionarão para outras páginas serão removidos.
4- Nunca deixe comentários ofensivos, discriminações racistas, vulgaridades, palavrões ou qualquer tipo de desrespeito a outros visitantes ou à equipe do blog.
5- Não deixe Email nos comentários, dúvidas sobre as postagens serão respondidas no próprio blog.
6- Elogios, críticas, informações complementares e sua opinião sobre o tema são bem vindas.
7- Outras dúvidas, perguntas, sugestões e outros use o formulário de Contato.

Agradecemos pela compreensão.

Pesquise no Folha da Vila


Curta nossa página no Facebook

 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. Folha da Vila - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger