Home » » Socialismo e Capitalismo, Cuba e os médicos

Socialismo e Capitalismo, Cuba e os médicos


No texto a seguir (Socialismo X Capitalismo), Valdemiro Cavalcante discorre sobre o Socialismo e o Capitalismo, expondo suas diferenças enquanto regime político e econômico. O texto faz crítica ao regime ditatorial de Cuba, país cujo qual mandou médicos para o Governo do Brasil por intermédio do Programa Mais Médico. Valdemiro faz vários questionamentos sobre o tratamento dado a estes profissionais pelo Governo de Cuba. LEIA O TEXTO.


Conceituando

O Socialismo consiste em uma teoria, doutrina ou prática social que propõe apropriação pública dos meios de produção e a supressão das diferenças entre as classes sociais. Este sistema sugere uma reforma  gradual na sociedade capitalista, distinguindo-se do Comunismo, que  era mais radical e defendia o fim do sistema capitalista e queda da burguesia através de uma revolução armada.

O Capitalismo tem como objetivo o aumento de rendimentos e obtenção de lucros. Muitas críticas foram feitas em relação a esse sistema, pois a concentração e distribuição dos rendimentos capitalistas dependem muito das condições particulares de cada sociedade.

Diferenças

Esses dois sistemas apresentam muitas diferenças, porque são contrários. Enquanto no Capitalismo o governo intervém pouco na Economia, no socialismo há uma grande intervenção do governo. O Capitalismo favorece quem tem dinheiro, e dá liberdade para a criação de empresas por parte dos indivíduos, mas cria classes sociais muito distintas e conseqüentes desigualdades sociais.

No Socialismo tem como visão o bem comum de todos os indivíduos da sociedade, sendo que o governo providencia o que é necessário para os cidadãos, (desabastecimento Venezuela). A grande desvantagem desse sistema é que é difícil estabelecer negócios quando tudo é controlado e limitado pelo governo. Outra limitação é que sua implementação é muito complicada, e em vários países do mundo de hoje, as pessoas são exploradas pelos seus governos.

No sistema capitalista surgiu o liberalismo que é uma doutrina político-econômica e sistema doutrinário que se caracteriza pela atitude de abertura e tolerância a vários níveis. O liberalismo surgiu na época do iluminismo contra o espírito absolutista; tem como princípio que o conhecimento da razão humana e o direito inalienável a ação e realização própria, livre e sem limites, são o melhor sistema para a satisfação dos desejos e necessidades da humanidade. Este otimismo da razão exigia não só a liberdade de pensamento também a liberdade política e econômica.

O liberalismo acreditava no progresso da humanidade a partir da livre concorrência das forças sociais e era contrário as acusações das autoridades (religiosas ou estatais) sobre a conduta do indivíduo, tanto no campo ideológico como no campo material, devido a sua desconfiança básica sobre todo tipo de obrigação (individual e coletiva).

Na sua origem, o liberalismo era não só partidário das liberdades individuais, mas também das dos povos, tendo colaborado de forma estreita com os movimentos de libertação nacional surgidos durante o século XIX, tanto na Europa como nos territórios ultramarinos (sobretudo na America Latina).

Do ponto de vista econômico, o liberalismo vem dos fisiocratas (da primeira escola de economia científica do sec. XVIII), de Adam Smith e da teoria do livre cambismo (comércio livre, desenvolvida por eles). O liberalismo esteve intimamente relacionado  com o capitalismo e foi base do desenvolvimento econômico industrial do século XIX, especialmente da expansão econômica da Inglaterra em todo mundo.

O pior é que não consigo depositar esperança nos jovens hoje em dia, pois vejo muito mais pessoas cultuando Carl Marx, Che Guevara entre outros ao invés de Adam Smith, que disse: “A riqueza de uma nação se mede pela riqueza de seu povo e não pela riqueza dos príncipes”.

Os médicos cubanos e o governo de Cuba

Vi a reportagem do Quijingue Acontece do dia 04/11/2013, sobre as médicas Cubanas que vieram para trabalhar na Atenção Básica.  Como cidadão, acho louvável que tenha mais médicos residindo e trabalhando em nosso município já que o programa atua na prevenção, mas na abordagem acima sobre Socialismo e Comunismo quando o povo é explorado pelo seu próprio governo é que me questiono:

Por que os profissionais cubanos são vistos como se fossem cidadãos de 2ª classe?  Por que seus passaportes são recolhidos e não podem ficar com eles? Por que a forma de remuneração desses profissionais é diferente das dos outros médicos do programa?  Por que eles não podem deixar o país e ir trabalhar em outro lugar? Por que não podem trazer seus familiares para morar com eles?

Porque Cuba é uma ditadura, e lá esses profissionais são considerados propriedade do Estado (Irmãos Castro), é o pior regime que existe na face da terra segundo os médicos cubanos radicados no Brasil Dr. Carlos Rafael Jorge Jimenez e Dr. Gilberto Velazco Serrano.

Chegam a afirmar que a medicina praticada em Cuba é quase de curandeirismo e que seus colegas médicos ganham U$60,00/por mês e são tratados como escravos pelo governo Cubano.

8 comentários:

  1. Caro ex-vereador Valdomiro,

    Sinceramente, acredito que o senhor não mereça qualquer tipo de resposta, mas resolvi abrir uma exceção.

    Seus questionamentos e minhas respostas:
    - Por que os profissionais cubanos são vistos como se fossem cidadãos de 2ª classe?
    Por quem os profissionais cubanos são vistos como cidadãos de 2ª classe? O senhor os vê dessa maneira? Se assim os vê, só tenho a lamentar. Eu, particularmente, acredito que são muito mais cidadãos do que muitos médicos brasileiros, que aqui nasceram, tiveram seus cursos custeados pelo Estado e hoje viram as costas para seus irmãos mais vulneráveis.
    - Por que a forma de remuneração desses profissionais é diferente das dos outros médicos do programa?
    Senhor Valdomiro, quando um engenheiro da Odebrecht, a serviço de sua empresa, está trabalhando na construção de obra na África do Sul, por exemplo, quem determina o seu salário, a Odebrecht ou o governo sul-africano? Eu respondo: A Odebrecht.
    Os médicos cubanos não são profissionais liberais, eles estão aqui a serviço de seu país, Cuba. Eles são servidores cubanos. Então, ninguém melhor que seu país para determinar quanto eles devem ganhar.
    - Por que eles não podem deixar o país e ir trabalhar em outro lugar?
    Claro que eles podem. Entretanto, no caso do Brasil, eles só poderiam atuar como médicos e em qualquer local do país desde que fossem aprovados no REVALIDA.
    - Por que não podem trazer seus familiares para morar com eles?
    Eles podem. Agora, responda: Quem custearia suas despesas? O senhor? Saiba que as famílias desses profissionais recebem ajuda extra do governo cubano, haja vista o grande serviço prestado por eles em outras nações, a exemplo da nossa.

    Bem, seus argumentos foram muito elucidativos. Serviu para mostrar quem realmente é. Um cidadão alheio às condições de saúde de milhões de brasileiros, que sofrem à procura de um simples atendimento médico.

    Saúde,

    George O.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdemiro Cavalcante de Matos8 de novembro de 2013 às 11:26

      George, bom dia! Obrigado por me questionar, mas sua comparação é no mínimo descabida, comparar funcionário da Odebrecht que atua no exterior recebe seu pagamento integral com os que são escravizados por uma ditadura falida não dá.Quem bancaria os familiares dos cubanos no Brasil? O próprio profissional que está aqui basta para isso receber o seu salário integral assim como os outros recebem. Você não acha justo que seja assim?

      Excluir
    2. Valdemiro Cavalcante de Matos8 de novembro de 2013 às 11:26

      Ok. estou aguardando.

      Excluir
    3. Análise do texto do nosso, graça a Deus, ex-vereador.

      “Conceituando

      O Socialismo consiste em uma teoria, doutrina ou prática social que propõe apropriação pública dos meios de produção e a supressão das diferenças entre as classes sociais. Este sistema sugere uma reforma gradual na sociedade capitalista, distinguindo-se do Comunismo, que era mais radical e defendia o fim do sistema capitalista e queda da burguesia através de uma revolução armada.

      O Capitalismo tem como objetivo o aumento de rendimentos e obtenção de lucros. Muitas críticas foram feitas em relação a esse sistema, pois a concentração e distribuição dos rendimentos capitalistas dependem muito das condições particulares de cada sociedade.

      Diferenças

      Esses dois sistemas apresentam muitas diferenças, porque são contrários. Enquanto no Capitalismo o governo intervém pouco na Economia, no socialismo há uma grande intervenção do governo. O Capitalismo favorece quem tem dinheiro, e dá liberdade para a criação de empresas por parte dos indivíduos, mas cria classes sociais muito distintas e conseqüentes desigualdades sociais.

      No Socialismo tem como visão o bem comum de todos os indivíduos da sociedade, sendo que o governo providencia o que é necessário para os cidadãos, (desabastecimento Venezuela). A grande desvantagem desse sistema é que é difícil estabelecer negócios quando tudo é controlado e limitado pelo governo. Outra limitação é que sua implementação é muito complicada, e em vários países do mundo de hoje, as pessoas são exploradas pelos seus governos.”

      Fonte:http://www.significados.com.br/capitalismo-e-socialismo/

      “No sistema capitalista surgiu o liberalismo que é uma doutrina político-econômica e sistema doutrinário que se caracteriza pela atitude de abertura e tolerância a vários níveis. O liberalismo surgiu na época do iluminismo contra o espírito absolutista; tem como princípio que o conhecimento da razão humana e o direito inalienável a ação e realização própria, livre e sem limites, são o melhor sistema para a satisfação dos desejos e necessidades da humanidade. Este otimismo da razão exigia não só a liberdade de pensamento também a liberdade política e econômica.

      O liberalismo acreditava no progresso da humanidade a partir da livre concorrência das forças sociais e era contrário as acusações das autoridades (religiosas ou estatais) sobre a conduta do indivíduo, tanto no campo ideológico como no campo material, devido a sua desconfiança básica sobre todo tipo de obrigação (individual e coletiva).

      Na sua origem, o liberalismo era não só partidário das liberdades individuais, mas também das dos povos, tendo colaborado de forma estreita com os movimentos de libertação nacional surgidos durante o século XIX, tanto na Europa como nos territórios ultramarinos (sobretudo na America Latina).

      Do ponto de vista econômico, o liberalismo vem dos fisiocratas (da primeira escola de economia científica do sec. XVIII), de Adam Smith e da teoria do livre cambismo (comércio livre, desenvolvida por eles). O liberalismo esteve intimamente relacionado com o capitalismo e foi base do desenvolvimento econômico industrial do século XIX, especialmente da expansão econômica da Inglaterra em todo mundo.”

      http://www.significados.com.br/liberalismo/

      “O pior é que não consigo depositar esperança nos jovens hoje em dia, pois vejo muito mais pessoas cultuando Carl Marx, Che Guevara entre outros ao invés de Adam Smith, que disse: “A riqueza de uma nação se mede pela riqueza de seu povo e não pela riqueza dos príncipes”.”

      http://transparenciapolitica.blogspot.com.br/2013/08/por-um-brasil-liberal-ou-fora-economia.html

      Agora, respondendo ao seu questionamento sobre o que acho ou deixo de achar JUSTO:

      Vereador, até a opinião entre os sistemas político-econômicos, o senhor plagiou?! Na próxima vez, peço, por favor, que SEJA JUSTO e cite pelo menos as fontes.

      Saúde,

      George O.

      Excluir
  2. Lamentável... Compreendo a situação acima exposta pelo ex-vereador, o texto é sim elucidativo, e vejo q se preocupa sim, tanto com a situação da saúde no nosso país quanto com a situação dos médicos enquanto SERES HUMANOS. Parabéns pelo exposto.

    ResponderExcluir
  3. Do ponto de vista puramente didático, o texto se mostra uma síntese esclarecedora acerca dos dos temas nele abordados: SOCIALISMO E CAPITALISMO.

    Todavia, na conclusão, o autor comete deslize ao se inclinar por um dos modelos, sem fazer um devido contraponto sobre outros modelos existentes, especialmente deixando de trazer à tona o modelo que aponta equilíbrio entre ambos: A Social Democracia.

    Notadamente, tanto o Socialismo como o Capitalismo (Liberalismo) têm, em si, suas virtudes, mas ambos também revelam seus pontos fracos.

    O que devemos chamar a atenção para a modelação dos extratos sociais do Brasil, especialmente aqueles que predominam fora dos grandes centros urbanos, onde a ausência de políticas públicas impedem, ferindo de morte, qualquer tentativa de as sociedades delas participantes em promover a livre iniciativa, que é o grande lema do liberalismo.

    Diga-se de passagem, constitucionalmente, o Brasil é um país capitalista, defendendo a livre concorrência e tendo a livre iniciativa com dos nove princípios constitucionais da ordem econômica.

    Mas, ao passo que privilegia os princípios da ordem econômica, também sugere, de maneira explícita, a vocação nacional pela defesa de valores outros, com a Dignidade da Pessoa Humana, as garantias do Direito ao Trabalho, à Saúde e à Educação como basilares para uma livre concorrência leal e ética.

    E nesse equilíbrio de princípios, a sociedade deve sopesar, em cada momento, os que devem prevalecer em dadas situações pontuais e temporais.

    O nosso 'INTERIOR" do Brasil ainda não se mostra pronto para o pleno exercício da autonomia almejada pela nossa Constituição, dada, justamente,à ausência do Estado na organização das bases para a trilha do progresso.

    Conheço o Valdemiro de longa data, e tenho respeito pela sua história de vida, mas ele próprio sentiu na pele os efeitos de uma livre iniciativa num lugar que não se preparou ou não foi devidamente preparado para experimentar situações progressistas de todos os lados, tendo que encerrar suas atividades comerciante em razão, principalmente, do fator autonomia de renda entre as pessoas do lugar.

    Por isso, imperiosa a necessidade de inovações de práticas políticas que respaldem a possibilidade de as pessoas se libertarem dessa dependência patológica de estar sempre a depender de uma vaga ou boquinha nas variadas esferas de governos, esquecendo-se de desenvolverem seus próprios potenciais.

    E, para isso, é que o Brasil está a lançar mão, mesmo que, por vezes, de maneira equivocada e desonesta, inclusive, dos princípios da Social Democracia, que é um modelo que busca lançar mão das virtudes do Socialismo de do liberalismo, para, com, edificar uma sociedade com menos conflitos.

    Entretanto, estamos a nos movimentar de revés. Pois, para os municípios de microrregiões, nota-se que ao invés de as autoridades locais e regionais tomarem iniciativas na busca de soluções para as suas questões, notamos que autoridades mais afastadas do lugar afetado se mostram mais preocupadas em sanar tais deficiências.

    A grande patologia política no Brasil reside nos municípios - não que a União e os muitos Estados e o Distrito Federal também não a tenha -, pois houvesse mais integração entre representantes e representados, sem vaidades com ausências de interesses escusos, não tenho dúvida de experimentaríamos sabores muito mais deliciosos de uma realidade que é possível!!

    Em Quijingue, que é a nossa particular preocupação, os erros e equívocos insistem em se repetirem. Mas, ao invés de somente denunciar os erros que a cada dia surgem, devemos apontar caminhos e direções, insistindo sempre no estabelecimento de modelo de governança probo e eficiente!!

    Saudações Sertanejas!!

    Meus parabéns e meu abraço, Valdemiro, pelo texto!!




    ResponderExcluir
  4. Não sei se vai esclarecer alguma coisa, mas seria bom fazer uma leitura do livro " O MÍNIMO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA NÃO SER UM IDIOTA" de Olavo de Carvalho.

    Um bom dia para todos.

    João Florêncio Sobrinho

    ResponderExcluir
  5. CONSCIÊNCIA DA REALIDADE


    Em virtude dos escândalos protagonizados pelos governantes que administraram e administram o país, as opiniões dos eleitores e do povo em geral, com relação aos políticos estão mudando rapidamente em toda a nação. Os enormes gastos injustificáveis e o mau uso do dinheiro público efetuados por esses governos, levaram o povo a pensar, fazendo-o ter consciência da realidade, e uma vez que o véu começa a se rasgar, não pode mais ser consertado.

    A ignorância tem uma natureza peculiar, uma vez dispersada, é impossível ser restabelecida. Ela não é originalmente uma coisa em si, mas é apenas a ausência de conhecimento. Embora o homem possa ser conservado ignorante, ele não pode ser feito ignorante.

    A mente, ao descobrir a verdade, age da mesma maneira que atua através do olho ao descobrir objetos. Uma vez que o objeto foi visto, é impossível devolver a mente à mesma condição em que estava antes de vê-lo.

    Há pouco tempo, aqueles que falavam em consertar o Brasil, inclusive, por meio de uma revolução armada, mostraram quão pouco entendem o ser humano, até porque, ainda não se descobriu como fazer o homem desconhecer o seu conhecimento ou impensar seus pensamentos.

    Portanto, chegamos a conclusão de que, não existe mais espaços a ser ocupados por governos e seus respectivos partidos políticos, que tentam a perpetuação no poder baseados na teoria da mentira e da enganação. Sem se falar, na fila tão grande dos que esperam a primeira chance, que hoje dificilmente alguém pode ter a esperança de uma segunda chance.

    Guarulhos, 10 de março de 2014


    João Florêncio Sobrinho

    ResponderExcluir

REGRAS PARA COMENTÁRIOS: (Leia, é importante)

Obs.: A opinião emitida nos comentários é de quem comenta, e não tem necessariamente a ver com o autor da postagem ou do editor do blog. A responsabilidade pelo comentário é de quem comenta.

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Folha da Vila, pois enriquecem o conteúdo das postagens. Há, no entanto, pequenas regras que devem ser seguidas para que seu comentário não seja bloqueado ou apagado. Reservo-me o direito de apagar qualquer comentário que desrespeite as regras abaixo:

1- O comentário deve estar relacionado ao assunto tratado na postagem.
2- Este não é um espaço para você divulgar seu Blog, Twitter, Facebook ou qualquer outro link pessoal.
3- Comentários com links que direcionarão para outras páginas serão removidos.
4- Nunca deixe comentários ofensivos, discriminações racistas, vulgaridades, palavrões ou qualquer tipo de desrespeito a outros visitantes ou à equipe do blog.
5- Não deixe Email nos comentários, dúvidas sobre as postagens serão respondidas no próprio blog.
6- Elogios, críticas, informações complementares e sua opinião sobre o tema são bem vindas.
7- Outras dúvidas, perguntas, sugestões e outros use o formulário de Contato.

Agradecemos pela compreensão.

Pesquise no Folha da Vila


Curta nossa página no Facebook

 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. Folha da Vila - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger