Home » » Comissão do Senado aprova proposta de Aécio que melhora o Bolsa Família; o PT, acreditem!, votou contra | texto de Reinaldo Azevedo

Comissão do Senado aprova proposta de Aécio que melhora o Bolsa Família; o PT, acreditem!, votou contra | texto de Reinaldo Azevedo

É preciso pôr fim à sem-vergonhice política de tratar o Bolsa Família como dádiva de petistas. O programa é parte de uma política de Estado para minorar os extremos de pobreza no país. Não põe fim à pobreza, é bom que fique claro. Isso só se consegue com crescimento da economia, com inflação baixa, com geração de empregos de qualidade. Mas o programa, inequivocamente, colabora para tirar pessoas da miséria absoluta. Não foi criado pelo PT. Não é uma invenção de Lula. Trato disso daqui a pouco.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) apresentou dois projetos no Senado tratando do programa: um deles mantém o pagamento do Bolsa Família por seis meses para chefes de família que ultrapassarem a faixa de renda prevista para o recebimento do benefício. O outro incorpora o programa à Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). Assim, o programa de transferência de renda passaria a ter recursos garantidos pelo Fundo Nacional de Assistência Social.

O primeiro foi aprovado nesta quarta na Comissão de Assuntos Sociais do Senado por 10 votos a 9. O PT, acreditem vocês, VOTOU CONTRA. Aécio contou com o apoio de senadores da base governista. Uma leitura ligeira poderia sugerir se tratar de um benefício indevido, com ônus para os cofres públicos, já que, mesmo fora da faixa, o pagamento continuaria a ser feito por seis meses.

É justamente o contrário. Hoje, constata-se, muita gente evita o emprego formal, com carteira assinada porque teme o imediato desligamento do programa, sem saber se permanecerá ou não no emprego que conquistou. Havendo a garantia suplementar, a tendência é que haja mais formalização da mão de obra. É uma boa proposta, que segue agora para votação na Comissão de Direitos Humanos do Senado, onde será analisado em caráter terminativo. Se aprovado, segue diretamente para Câmara, sem passar pelo plenário.

O outro projeto

O outro projeto de Aécio, que o PT também tenta derrubar, faz com que o Bolsa Família seja uma política de estado. Os petistas não terão mais como fazer terrorismo: “Olhem, se Fulano ganhar, acaba o Bolsa Família…”.

Não custa lembrar que o programa NÃO FOI CRIADO POR LULA, E É FÁCIL PROVÁ-LO. O Bolsa Família é uma reunião de benefícios de ações que estavam em curso no governo FHC. Por meio de um decreto, Lula os juntou num só e lhes deu um novo nome. No dia 20 de outubro de 2003, o então presidente enviou uma MP ao Congresso com o seguinte texto:

(…) programa de que trata o caput tem por finalidade a unificação dos procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda do Governo Federal, especialmente as do Programa Nacional de Renda Mínima vinculado à Educação – “Bolsa Escola”, instituído pela Lei n.° 10.219, de 11 de abril de 2001, do Programa Nacional de Acesso à Alimentação – PNAA, criado pela Lei n.° 10.689, de 13 de junho de 2003, do Programa Nacional de Renda Mínima vinculado à Saúde – “Bolsa Alimentação”, instituído pela medida provisória n.° 2.206-1, de 6 de setembro de 2001, do Programa Auxílio-Gás,instituído pelo Decreto n.° 4.102, de 24 de janeiro de 2002, e do Cadastramento Único do Governo Federal, instituído pelo Decreto n.° 3.877, de 24 de julho de 2001.
Retomo

Ele não criou nada. Os programas no governo FHC atingiam cinco milhões de famílias. E nem entraram na propaganda eleitoral tucana de 2002 porque o PSDB não fazia exploração eleitoreira dos benefícios. E lembro, para arrematar, o que já publiquei aqui: Lula era contra programas de bolsa porque considerava que eles deixavam o povo preguiçoso.

No dia 9 de abril de 2003, em visita ao semiárido nordestino, em companhia de Ciro Gomes, o então presidente fez o seguinte discurso, contra o Bolsa Família e em favor do seu programa Fome Zero, que nunca existiu:

Eu, um dia desses, Ciro [Gomes, ministro da Integração Nacional], estava em Cabedelo, na Paraíba, e tinha um encontro com os trabalhadores rurais, Manoel Serra [presidente da Contag - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura], e um deles falava assim para mim: “Lula, sabe o que está acontecendo aqui, na nossa região? O povo está acostumado a receber muita coisa de favor. Antigamente, quando chovia, o povo logo corria para plantar o seu feijão, o seu milho, a sua macaxeira, porque ele sabia que ia colher, alguns meses depois. E, agora, tem gente que já não quer mais isso porque fica esperando o ‘vale-isso’, o ‘vale-aquilo’, as coisas que o Governo criou para dar para as pessoas.” Acho que isso não contribui com as reformas estruturais que o Brasil precisa ter para que as pessoas possam viver condignamente, às custas do seu trabalho. Eu sempre disse que não há nada mais digno para um homem e para uma mulher do que levantar de manhã, trabalhar e, no final do mês ou no final da colheita, poder comer às custas do seu trabalho, às custas daquilo que produziu, às custas daquilo que plantou. Isso é o que dá dignidade. Isso é o que faz as pessoas andarem de cabeça erguida. Isso é o que faz as pessoas aprenderem a escolher melhor quem é seu candidato a vereador, a prefeito, a deputado, a senador, a governador, a presidente da República. Isso é o que motiva as pessoas a quererem aprender um pouco mais.

Como se vê, Lula é que queria acabar com o Bolsa Família, dando, em troca, para as pessoas um prato de comida.

Por Reinaldo Azevedo

6 comentários:

  1. Haja óleo de peroba para essa gangue do PSDB, DEM, SOLIDARIEDADE,etc. O Bolsa Família é sim um programa do governo, não uma política de Estado. O desespero em saber que a Dilma vai ganhar a eleição no primeiro turno leva a essas investidas tolas da oposição. Logo após a copa do mundo o terror vai se instalar no país tendo como protagonista a Rede Globo. Mas o povo é sábio e não vai cair nesse tro-lo-ló. É Dilma de novo, depois Lula por mais oito anos. O projeto é longo, muitos cafajestes da política oposicionista, cansados, pendurarão as chuteiras ou morrerão sem jamais retornar ao poder. Se em onze anos foi possível mudar a cara do país, imaginem mais treze anos. Nos "arrecebam", cambada! Tucanada nunca mais!

    ResponderExcluir
  2. Já vi que o anônimo acima precisa urgente entender que o povo brasileiro não suporta mais tanta roubalheira promovida por esses crápulas que estão aí. Inclusive o molusco de nove dedos que sabe de tudo e diz não saber de nada. O programa bolsa família deve sim ser uma política de Estado e não uma política de um partido. Deve sim ser inserido na LOAS para que tenha os recursos assegurados pelo Fundo Nacional de Assistência Social., e não ficar falando bobagem com as necessidades daqueles que ainda se encontram abaixo da linha de pobreza, porque viver com pouco mais de dois reais por dia é vergonhoso. O PT é contra porque quer se perpetuar no poder e implantar a burrice chamada de socialismo, quando na verdade eles querem é uma ditadura comunista nos moldes daquela lá de Cuba. Querem ver implantado no Brasil o que não deu certo em nenhum lugar do mundo. Não tem um só país que adotou esse regime totalitário que tenha justiça social e respeito a pessoa humana.

    ResponderExcluir
  3. Qual o regime totalitário? Sabe lá o que é totalitarismo, inocente! O anônimo que vestiu a carapuça em defesa da corja neoliberalista tupiniquim confunde socialismo com comunismo. Confunde política de Estado com política pública emergencial, como é o caso do Programa Bolsa Família. Inserir o Bolsa Família na LOAS chega a ser hilário. Diz o anônimo que eu tenho que urgentemente entender que o povo brasileiro não suporta mais tanta roubalheira pelos crápulas que estão aí. Entendo, e concordo em parte com o anônimo que se acha o dono da verdade e conhecedor profundo da alma do povo brasileiro. Quanta sabedoria, meu Deus! É o supra sumo da verdade, a fina flor do saber. Você, caro anônimo, destila ódio e preconceito quando se refere ao "molusco" de nove dedos. Se o Lula fosse um cadeirante obviamente você diria que Deus o aleijou para não perder de vista. O ódio leva a tudo. E quando ódio e o preconceito é o mote das discussões políticas, o debate deixa de ser saudável, democrático e civilizado. Bom que eu não entenda mesmo, e não esteja incluído no rol do povo brasileiro o qual você se refere. Vai ver que você também é contra a Copa do Mundo no Brasil? Pois se prepare, pois vamos ganhar a copa aqui dentro do Brasil, e o seu grito de gol ficará entalado na garganta. Garganta de um brasileiro que não entende nada de Brasil e torce para o quanto pior melhor. Ainda bem que vocês são uma ínfima minoria incivilizada.

    ResponderExcluir
  4. A Dilma vai perder a eleição pois nunca houve governo tão corrupto quanto o de Lula e agora o de Dilma. E na Bahia o Paulo Souto vai dar de lavagem em Rui Costa e vai derrot´a-lo no primeiro turno e ainda de queebra vai derrotar o Otto mAlencar, elegendo o Geddel.

    ResponderExcluir
  5. No Quijingue o Almirinho tem rejeição de 74% e o Paulo Souto vai ganhar com mais de 65% dos votos. Quero ver o prefeito dar 2000 vottos a Moemia

    ResponderExcluir
  6. O cidadão que defende a não inclusão do bolsa famílias na LOAS ficou irritadinho. Diz que não sei o que é socialismo defendido pelos petralhas do poder. Ora todos sabem que falar em comunismo assusta, e os petistas sabem muito bem disso, pois a doutrina de Gramsci está impregnada nas mentes doentias desses idiotas que nunca abandonaram a ideia de tornar o Brasil um país socialista nos moldes de Cuba que é tão admirada por eles. Mas nenhum vai viver lá para ser escravo da ditadura cubana. Lanço um desafio meu caro anônimo, se o socialismo é tão bom vai lá pra Coreia do Norte ou até mesmo pra ilha dos tiranos castristas, vai, vai viver de ração como um animal irracional. Todos que defendem o tal socialismo não conseguem sair do conforto promovido pelo capitalismo. Quanto ao molusco de nove dedos ele tentou calar o Brasil comprando sim os deputados com dinheiro dos imposto pagos pelo contribuinte, ele sabia de tudo. São tão sujos que mataram o Celso Daniel que era contra a roubalheira na Prefeitura de St. André e até hoje os mandantes estão aí rindo nos gabinetes de Brasília. Receberam o país com uma política econômica equilibrada e estão acabando de jogar tudo na lama com a idiotice do tal socialismo bolivariano. Talvez você se enquadre dentro desse seguimento podre que esta aí. Eu sou um democrata conservador e prezo pelo respeito as leis e aos direitos dos cidadão, por isso valorizo pessoas como o Ministro Joaquim Barbosa que mandou pra cadeia esses pilantras mentirosos que dizem que tiraram milhões da pobreza. Quem tirou foi o plano real. e o PT votou contra a implantação do real, assim como votou agora contra o projeto de inclusão do bolsa família na LOAS. Sinto muito se você defende o progresso que anda de marcha ré.

    ResponderExcluir

REGRAS PARA COMENTÁRIOS: (Leia, é importante)

Obs.: A opinião emitida nos comentários é de quem comenta, e não tem necessariamente a ver com o autor da postagem ou do editor do blog. A responsabilidade pelo comentário é de quem comenta.

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Folha da Vila, pois enriquecem o conteúdo das postagens. Há, no entanto, pequenas regras que devem ser seguidas para que seu comentário não seja bloqueado ou apagado. Reservo-me o direito de apagar qualquer comentário que desrespeite as regras abaixo:

1- O comentário deve estar relacionado ao assunto tratado na postagem.
2- Este não é um espaço para você divulgar seu Blog, Twitter, Facebook ou qualquer outro link pessoal.
3- Comentários com links que direcionarão para outras páginas serão removidos.
4- Nunca deixe comentários ofensivos, discriminações racistas, vulgaridades, palavrões ou qualquer tipo de desrespeito a outros visitantes ou à equipe do blog.
5- Não deixe Email nos comentários, dúvidas sobre as postagens serão respondidas no próprio blog.
6- Elogios, críticas, informações complementares e sua opinião sobre o tema são bem vindas.
7- Outras dúvidas, perguntas, sugestões e outros use o formulário de Contato.

Agradecemos pela compreensão.

Pesquise no Folha da Vila


Curta nossa página no Facebook

 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. Folha da Vila - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger