Home » » QUIJINGUE: Prefeitura emite nota sobre a Carta Aberta dos estudantes da CAQTUS

QUIJINGUE: Prefeitura emite nota sobre a Carta Aberta dos estudantes da CAQTUS

Logo após a divulgação de uma Carta Aberta dos estudantes da CAQTUS, a qual relata algumas situações constrangedoras que os estudantes que moram na casa dizem ter vivenciados por conta de desacertos do poder público, a prefeitura emitiu uma Nota de Esclarecimento na tentativa de se justificar.

Veja a nota:

Prefeitura Municipal de Quijingue
Departamento de Comunicação
Nota de esclarecimento
Assunto: Casa do estudante - Caqtus

Em virtude da nota publicada nas redes sociais (faceboock) pelo estudante Marcelo Lima da CAQTUS (Casa Quijinguense de Todos Universitários e Secundaristas) no último dia ontem (05), a Prefeitura Municipal de Quijingue, através da Secretaria Municipal de Educação, vêem a público informar que entende como natural e saudável a preocupação dos estudantes no que diz respeito à permanência qualificada na residência CAQTUS, no entanto, compreende que é necessário esclarecer alguns pontos em nota.

A nota trata do corte de energia. É verdadeiro, o fato ocorreu no último dia 28.04.14 e corrigido logo no dia seguinte 29.04.14 com o ligamento. Ao manter contato com a empresa de fornecimento de energia, Coelba, foi informado que o corte se deu, principalmente, por haver contas em aberto referente ao ano de 2013, ou seja, anterior ao aluguel da Casa por parte da prefeitura.

Outro ponto mencionado foi à alimentação, é importante que a sociedade saiba que o Projeto CAQTUS é fruto de uma Lei de Iniciativa Popular, aprovado pela Câmara dos Vereadores e sancionada pelo executivo em 2009. Nele os legisladores deixam claro que a responsabilidade da Administração Pública é garantir a “alimentação básica” e isso está sendo feito regularmente. Mensalmente os estudantes encaminham para a Secretaria de Educação a lista com os itens que são adquiridos e encaminhados para Feira de Santana onde funciona o Projeto.

É bem verdade que em alguns meses já houve atrasos de 01 ou 02 dias em função do fornecedor ou da disponibilidade de transporte. Não obstante, durante reunião no dia 18 de abril, do ano corrente, com o Secretário de Educação de Quijingue, Laecio Andrade Ferreira Silva, foi esclarecido que com a nova aquisição de um carro, modelo Uno, para esta Secretaria os atrasos seriam evitados. Esclareceu ainda que a dúvida com relação à qualidade de alguns itens por parte dos estudantes seria observado e corrigido junto ao fornecedor.  Talvez o que esteja gerando inquietação por parte de alguns estudantes no quesito alimentação é que na lista enviada há itens que não condiz com que é mencionado no Projeto, tais como: azeite de oliva, micro-ondas, aromatizante de ambiente, dentre outros. Entendemos que estes itens não fazem parte da “alimentação básica” e que a ausência destes não acarreta maiores prejuízos no funcionamento da casa.

Com relação a água, outro ponto mencionado na nota, informamos que não há nenhum corte de água, o fornecimento ocorre normalmente.   Quando o estudante diz que “corre o risco de perder a ‘nossa’ moradia” o mesmo deve está se referindo ao contato que o dono da casa fez com os estudantes informando sobre o não pagamento do aluguel da casa. Assim, que a Secretaria tomou conhecimento do atraso manteve contato com o proprietário que terá sua situação resolvida ainda na data de hoje, dia 06.05.2014. 

Portanto, nota-se que as informações divulgadas tratam-se da não compreensão de alguns estudantes com relação às obrigações do Poder Público citados no Projeto, principalmente, no que diz respeito à alimentação básica e de aspectos que já foram ou estão sendo resolvidos.
Por fim, a Secretaria de Educação informa que mesmo tendo se reunido com os estudantes no último dia 18.05.14, agendará uma nova reunião para ratificar os elementos já mencionados nesta nota, objetivando melhorar ainda mais a comunicação com os estudantes e as ações que dizem respeito ao Projeto CAQTUS.

D E C O M
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Quijingue - Governo da Reconstrução

Pesquise no Folha da Vila


Curta nossa página no Facebook

 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. Folha da Vila - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger