Notadamente, tanto o Socialismo como o Capitalismo (Liberalismo) têm, em si, suas virtudes, mas ambos também revelam seus pontos fracos.
O que devemos chamar a atenção para a modelação dos extratos sociais do Brasil, especialmente aqueles que predominam fora dos grandes centros urbanos, onde a ausência de políticas públicas impedem, ferindo de morte, qualquer tentativa de as sociedades delas participantes em promover a livre iniciativa, que é o grande lema do liberalismo.
E nesse equilíbrio de princípios, a sociedade deve sopesar, em cada momento, os que devem prevalecer em dadas situações pontuais e temporais.
Conheço o Valdemiro de longa data, e tenho respeito pela sua história de vida, mas ele próprio sentiu na pele os efeitos de uma livre iniciativa num lugar que não se preparou ou não foi devidamente preparado para experimentar situações progressistas de todos os lados, tendo que encerrar suas atividades comerciante em razão, principalmente, do fator autonomia de renda entre as pessoas do lugar.
Por isso, imperiosa a necessidade de inovações de práticas políticas que respaldem a possibilidade de as pessoas se libertarem dessa dependência patológica de estar sempre a depender de uma vaga ou boquinha nas variadas esferas de governos, esquecendo-se de desenvolverem seus próprios potenciais.
E, para isso, é que o Brasil está a lançar mão, mesmo que, por vezes, de maneira equivocada e desonesta, inclusive, dos princípios da Social Democracia, que é um modelo que busca lançar mão das virtudes do Socialismo de do liberalismo, para, com, edificar uma sociedade com menos conflitos.
Entretanto, estamos a nos movimentar de revés. Pois, para os municípios de microrregiões, nota-se que ao invés de as autoridades locais e regionais tomarem iniciativas na busca de soluções para as suas questões, notamos que autoridades mais afastadas do lugar afetado se mostram mais preocupadas em sanar tais deficiências.
A grande patologia política no Brasil reside nos municípios - não que a União e os muitos Estados e o Distrito Federal também não a tenha -, pois houvesse mais integração entre representantes e representados, sem vaidades com ausências de interesses escusos, não tenho dúvida de experimentaríamos sabores muito mais deliciosos de uma realidade que é possível!!
Em Quijingue, que é a nossa particular preocupação, os erros e equívocos insistem em se repetirem. Mas, ao invés de somente denunciar os erros que a cada dia surgem, devemos apontar caminhos e direções, insistindo sempre no estabelecimento de modelo de governança probo e eficiente!!
O povo precisa abrir os olhos, fechar a boca e usar a cabeça para pensar e não apenas para separar as orelhas. Não podemos esquecer que quando ficaram manjadas as intensões dos velhos Totalitários, logo mudaram de nome para Comunistas, ao serem reprovados por todo Leste Europeu, mudaram o nome para Socialismo. Na verdade mudam apenas as moscas o resto continua como era dantes no quartel de Abrantes. Desafio qualquer um ser humano, apontar uma benfeitoria feita para humanidade em qualquer parte do mundo, por um regime político dito de esquerda. Acorda meu povo!
ResponderExcluirTODOS VÍTIMAS DO COMUNISMO
URSS......................................20 MILHÕES DE MORTOS
CHINA...................................65 MILHÕES DE MORTOS
CORÉIA DO NORTE............ 2 MILHÕES DE MORTOS
CAMBODJA...........................2 MILHÕES DE MORTOS
ÁFRICA.................................1,7 MILHÕES DE MORTOS
AFEGANISTÃO....................1,5 MILHÕES DE MORTOS
LESTE EUROPEU.................1 MILHÃO DE MORTOS
VIETNÃ..................................1 MILHÃO DE MORTOS
AMÉRICA LATINA.............150.000 MIL MORTOS
CUBA......................................17.000 MIL SÓ NO PAREDÃO