Home » , » Leia o texto de Enaldo Brito

Leia o texto de Enaldo Brito

É “imperiosa a necessidade de inovações de práticas políticas que respaldem a possibilidade de as pessoas se libertarem dessa dependência patológica de estar sempre a depender de uma vaga ou boquinha nas variadas esferas de governos”

(Texto a seguir foi postado por Enaldo Brito na seção dos “comentários” da postagem “Socialismo e Capitalismo, Cuba e os Médicos” de Valdemiro Cavalcante)

Do ponto de vista puramente didático, o texto se mostra uma síntese esclarecedora acerca dos dois temas nele abordados: SOCIALISMO E CAPITALISMO.

Todavia, na conclusão, o autor comete deslize ao se inclinar por um dos modelos, sem fazer um devido contraponto sobre outros modelos existentes, especialmente deixando de trazer à tona o modelo que aponta equilíbrio entre ambos: A Social Democracia.

Notadamente, tanto o Socialismo como o Capitalismo (Liberalismo) têm, em si, suas virtudes, mas ambos também revelam seus pontos fracos.

O que devemos chamar a atenção para a modelação dos extratos sociais do Brasil, especialmente aqueles que predominam fora dos grandes centros urbanos, onde a ausência de políticas públicas impedem, ferindo de morte, qualquer tentativa de as sociedades delas participantes em promover a livre iniciativa, que é o grande lema do liberalismo.

Diga-se de passagem, constitucionalmente, o Brasil é um país capitalista, defendendo a livre concorrência e tendo a livre iniciativa com dos nove princípios constitucionais da ordem econômica.

Mas, ao passo que privilegia os princípios da ordem econômica, também sugere, de maneira explícita, a vocação nacional pela defesa de valores outros, com a Dignidade da Pessoa Humana, as garantias do Direito ao Trabalho, à Saúde e à Educação como basilares para uma livre concorrência leal e ética.

E nesse equilíbrio de princípios, a sociedade deve sopesar, em cada momento, os que devem prevalecer em dadas situações pontuais e temporais.

O nosso 'INTERIOR" do Brasil ainda não se mostra pronto para o pleno exercício da autonomia almejada pela nossa Constituição, dada, justamente,à ausência do Estado na organização das bases para a trilha do progresso.

Conheço o Valdemiro de longa data, e tenho respeito pela sua história de vida, mas ele próprio sentiu na pele os efeitos de uma livre iniciativa num lugar que não se preparou ou não foi devidamente preparado para experimentar situações progressistas de todos os lados, tendo que encerrar suas atividades comerciante em razão, principalmente, do fator autonomia de renda entre as pessoas do lugar.

Por isso, imperiosa a necessidade de inovações de práticas políticas que respaldem a possibilidade de as pessoas se libertarem dessa dependência patológica de estar sempre a depender de uma vaga ou boquinha nas variadas esferas de governos, esquecendo-se de desenvolverem seus próprios potenciais.

E, para isso, é que o Brasil está a lançar mão, mesmo que, por vezes, de maneira equivocada e desonesta, inclusive, dos princípios da Social Democracia, que é um modelo que busca lançar mão das virtudes do Socialismo de do liberalismo, para, com, edificar uma sociedade com menos conflitos.

Entretanto, estamos a nos movimentar de revés. Pois, para os municípios de microrregiões, nota-se que ao invés de as autoridades locais e regionais tomarem iniciativas na busca de soluções para as suas questões, notamos que autoridades mais afastadas do lugar afetado se mostram mais preocupadas em sanar tais deficiências.

A grande patologia política no Brasil reside nos municípios - não que a União e os muitos Estados e o Distrito Federal também não a tenha -, pois houvesse mais integração entre representantes e representados, sem vaidades com ausências de interesses escusos, não tenho dúvida de experimentaríamos sabores muito mais deliciosos de uma realidade que é possível!!

Em Quijingue, que é a nossa particular preocupação, os erros e equívocos insistem em se repetirem. Mas, ao invés de somente denunciar os erros que a cada dia surgem, devemos apontar caminhos e direções, insistindo sempre no estabelecimento de modelo de governança probo e eficiente!!

Saudações Sertanejas!!

1 comentários:

  1. O povo precisa abrir os olhos, fechar a boca e usar a cabeça para pensar e não apenas para separar as orelhas. Não podemos esquecer que quando ficaram manjadas as intensões dos velhos Totalitários, logo mudaram de nome para Comunistas, ao serem reprovados por todo Leste Europeu, mudaram o nome para Socialismo. Na verdade mudam apenas as moscas o resto continua como era dantes no quartel de Abrantes. Desafio qualquer um ser humano, apontar uma benfeitoria feita para humanidade em qualquer parte do mundo, por um regime político dito de esquerda. Acorda meu povo!

    TODOS VÍTIMAS DO COMUNISMO

    URSS......................................20 MILHÕES DE MORTOS
    CHINA...................................65 MILHÕES DE MORTOS
    CORÉIA DO NORTE............ 2 MILHÕES DE MORTOS
    CAMBODJA...........................2 MILHÕES DE MORTOS
    ÁFRICA.................................1,7 MILHÕES DE MORTOS
    AFEGANISTÃO....................1,5 MILHÕES DE MORTOS
    LESTE EUROPEU.................1 MILHÃO DE MORTOS
    VIETNÃ..................................1 MILHÃO DE MORTOS
    AMÉRICA LATINA.............150.000 MIL MORTOS
    CUBA......................................17.000 MIL SÓ NO PAREDÃO

    ResponderExcluir

REGRAS PARA COMENTÁRIOS: (Leia, é importante)

Obs.: A opinião emitida nos comentários é de quem comenta, e não tem necessariamente a ver com o autor da postagem ou do editor do blog. A responsabilidade pelo comentário é de quem comenta.

Os comentários são muito bem vindos e importantes para o Folha da Vila, pois enriquecem o conteúdo das postagens. Há, no entanto, pequenas regras que devem ser seguidas para que seu comentário não seja bloqueado ou apagado. Reservo-me o direito de apagar qualquer comentário que desrespeite as regras abaixo:

1- O comentário deve estar relacionado ao assunto tratado na postagem.
2- Este não é um espaço para você divulgar seu Blog, Twitter, Facebook ou qualquer outro link pessoal.
3- Comentários com links que direcionarão para outras páginas serão removidos.
4- Nunca deixe comentários ofensivos, discriminações racistas, vulgaridades, palavrões ou qualquer tipo de desrespeito a outros visitantes ou à equipe do blog.
5- Não deixe Email nos comentários, dúvidas sobre as postagens serão respondidas no próprio blog.
6- Elogios, críticas, informações complementares e sua opinião sobre o tema são bem vindas.
7- Outras dúvidas, perguntas, sugestões e outros use o formulário de Contato.

Agradecemos pela compreensão.

Pesquise no Folha da Vila


Curta nossa página no Facebook

 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. Folha da Vila - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger